Culto Evangelístico – 17/07/2011
Mensagem: Jesus, o Melhor Amigo.
Preletor: Lr. Thiago Bruno
· Ler: Pv. 17:17 – Vivi a ingenuidade de toda a minha infância, acreditando que todas as pessoas que eu amava, eram realmente meus amigos. Sempre sonhei que nunca iria me separar dos colegas da rua em que eu morava, dos colegas de escola e outros.Tinha comigo a certeza, que todos do grupo, incluindo eu, eram amigos de verdade.Só que o amadurecimento mostrou-me que muitas pessoas podem mascarar suas reais intenções sobre outra, com a “amizade”.(Pv.19:4 e 6)Estes versículos nos mostram, que o interesse, a inveja, e outros desejos maus podem acompanhar alguns dos que se intitulam Amigos.Não é por acaso,que muitos dizem, não existir amigos.
· Passemos a observar através do exemplo dado por Jesus, alguns passos da verdadeira amizade:
· O Amigo incondicional:
· Ler: Mt. 9:9-13 – Não importava para Jesus a situação que o individuo se encontrava, o necessário era apresentar Deus para ele, e isso ele fazia. Tanto a doentes(Mt12:9-14), Possessos (Mt12:22), doutores(Lc5:17) e muitos outros(Mt5:1).Notamos que Jesus não fazia escolha de pessoas, seu envolvimento era completo com muitos.Da mesma forma deve ser o nosso comportamento enquanto evangelistas(Evangelizar:pobres, ricos, feios, bonitos,políticos, satanistas e etc.).Enquanto irmãos, nos envolver com todos.(Estar com e quando:Houver choro, alegria, falta, abundância, doença, saúde, e muitos outros).Os irmãos dever se reunir para edificação e não para destruição(I Cor15:33).Falo isso porque restrigir-se a comunhão de alguns, e privar-se da comunhão de outros, isso é mal.Principalmente quando as reuniões não edificam.Sheed diz:Que o relaxamento moral, incluindo a conversa e reunião que não edifica, pode até resultar em deficiências doutrinárias.A igreja deve estar envolvida para edificação.
· O Amigo de todas as horas:
· Ler: Lc. 11:5-8 – Jesus é o amigo de todas as horas.Esta junto a nós em todos os instantes.Como um amigo bem presente, pronto a atender não exatamente o que nos satisfaz, mais o que nos é necessário(Verc.8).Como verdadeiros amigos, devemos estar prontos a fazer sacrifícios, e suprir a necessidade de próximo, quando estiver ai nosso alcance.
Ø O Amigo do Bem Maior:
Ø Ler: Mat5: 43-48 – O Bem Maior e fazer a vontade de Deus, ainda que o ato exija de mim sacrifício para beneficiar a outros, incluindo pessoas que não tenho intimidade ou até não conheço (Mt26: 39). Jesus foi nosso amigo, e sacrificou-se por nós antes mesmo de termos nascido.Nós temos vivido sempre para nós mesmos, ou temos dividido nossos benefícios , e ate nos sacrificado para edificação o meu próximo.Precisamos sair do comodismo, e viver de uma forma completa para Jesus.Servi ao seu reino sem necessidade de atrativos, mais desejosos de fazer para ele , pois mais ele já fez por nós.Somos ainda muito egoístas, damos somente as sobras, não queremos ser incomodamos, a vaidade supera o beneficio ao próximo e outras atitudes que temos que prejudicam o desejo de sermos Amigos verdadeiros de Deus e do nosso próximo.
Ø Desafio: Por quantas vezes Jesus ainda terá que insistir em ser nosso amigo?Tudo ele tem feito por vc e por mim, tem sido um amigo incondicional, de todas as horas, e sempre disposto a lutar pelo bem maior. Por quanto temo ainda, viveremos olhando para nosso próprio umbigo, vivendo somente para nossos deleites, sem lembrar que existem muitos próximos e distantes a nós, que precisam no mínimo, da nossa palavra e companheirismo.Seja um verdadeiro amigo de Jesus e de seu Próximo.