Atenção!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reflexão - 1

Culto de Celebração na ICEA-Carnaubais / 06-11-2011
Mensagem – Lr. Bruno
“Como deve Ser o Meu Coração”
Ezequiel 36:26 – “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”
·        Ao refletirmos sobre o coração, podemos começar relatando a importância que ele exerce em nosso corpo.Tento como principal função bombear o sangue em nós, o coração ainda é figurado como a principal parte do homem, é ele quem sofre na maioria das vezes os reflexos dos nossos exageros, esforçando-se para manter regulado o fluxo da nossa pressão arterial.É de conhecimento de todos algum caso em que o “velho” coração deixou de funcionar em decorrência de seu grande esforço para nos manter “funcionando”.
·        Por muito tempo o coração foi considerado o real centro do Ser.Lá é onde se encontraria tanto as emoções como o intelecto.Após o renascimento, isso foi mudando, passando a mente a ser reconhecida por exercer esse papel racional no homem.Na bíblia a palavra coração e citada por aproximadamente 900 vezes, sendo usadas para tal fim as palavras leváv(Hebraico) e Kárdia(Grego) .É importante destacar que nos escritos bíblicos, a palavra coração esta ligado ao sentido literal, como órgão(II Reis 9:24).Mas na maioria das citações como forma figurativa, expressando tanto sentimentos e desejos, como intelecto.
Mas na verdade como deve ser o nosso coração?
A bíblia nos cita de forma simples, duas formas de “ser” do coração humano.Partindo do conceito de que o coração exerce grande importância em nosso corpo, mesmo sendo a mente responsável pelo racional, o coração expressa claramente as nossos sentimentos, desejos, e outros.Diante disso seu comportamento pode ser  Duro/Frio ou Carne/Simples.
·                        Um Coração Duro é:
ü     Enganoso – Jr.17:9 – As nossas sensações podem confundir nossas decisões e atitudes.Por muitas vezes os nossos sentimentos já nos levaram a tomar atitudes  que surtiram em erro, por ouvimos a “voz” do coração.
ü     Perverso – Mt 5:28 – Ele cobiça e trama ações que não lhe são devidas.Isto acontece quando tramamos em nossos desejos coisas contrarias a vontade de Deus.
ü      Soberbo – Sl 101:5 – O coração do soberbo pulsa forte quando há elogios, somente se satisfaz com as vitorias, quer sempre estar em ênfase;
·                        Um Coração de Carne é:
ü     Aberto – Sl 139:23 – Deus deve sempre ter livre acesso ao nosso coração e fazer nele morada.Abrimos nosso coração, quando o convidamos para nos dominas por inteiro e não apenas por partes que nos interessam.
ü     Humilde – Sl 34:18 – O Senhor se alegra ao ver os seus se achegarem com simplicidade e dependência.Desejando viver a sua vontade, mesmo que isto exija de nós mudanças radicais.
ü     Obediente – Sl 37:30,31 – Um coração de carne, guarda e obedece os preceitos do Senhor, porque eles são justos.O preceitos do Senhor nos levam a ter paz, alegria e vitoria.



v     Que o nosso coração seja habitação do Senhor nosso Deus, e que cada um possa almejar um coração de Carne/Simples, para que o Senhor efetue a sua obra em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário