Atenção!

sábado, 28 de agosto de 2010

Aula V do EBB/Etapa 2010.2

Estudo Bíblico de Base- EBB
Igreja Cristã Eterna Aliança - ICEA
Preletor: Lr. Thiago Bruno
Tema: Relacionamento Conjugal
“Homem e Mulher: Criados para se relacionar”

Algumas Formas de Relacionamento
Ø    Entre o Homem e Deus:

Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações”Tg. 4:8. Todos nós nos recordamos baseado nos relatos bíblicos, de como era o relacionamento de Deus com o Homem no principio de nossa historia. A bíblia nos deixa claro que Deus e o Homem tinham uma relação bem clara, direta e saudável, onde ambos conviviam, Deus sempre sendo Senhor, e o homem como servo, mais um servo obediente, comprometido e por muito tempo sem nada a temer, em relação ao seu Senhor, pois  ele, o homem, procurava em todos os aspectos agradar ao que o criou. Diz a bíblia que Deus circulava pelo Edem á conversar diretamente com o homem. Gn 3:8. Isso mostra o interesse de Deus em se relacionar com o ser humano, e claro, era de se surpreender, se o criador não tivesse desejo de relacionar-se com aquele ao qual ele criará. Ao longo da historia, e o que mostra o relato bíblico, Deus usou e continua usando de diversas maneiras, para comunicar-se com o homem. Mesmo o homem tendo pecado, Deus nunca desistiu de falar a humanidade. Até mesmo durante o chamado período Interbiblico, no qual houve um silencio de Deus com relação ao seu povo, concluímos que mesmo de uma maneira mais discreta Deus sempre esteve ligado a sua criação. No que se trata da comunicação de Deus com o homem, podemos identificar na bíblia algumas dessas formas usadas por Deus para se relacionar e se comunicar com o homem, que vão desde palavras diretas como ele fez com Adão, ate através do uso de instrumentos, para exemplificar e traduzir melhor ao homem a sua real intenção frente a algo, como ele fez com o profeta Jeremias, usando um cinto para transmitir a sua intenção frente ao povoJr 13. Antes de tudo, é importante ressaltar que apesar de Deus fazer uso de algumas coisas para sua comunicação, ele necessariamente não precisaria de nenhuma delas para assim o fazer, mais como ele é o criador de tudo, não há ninguém mais indicado do que ele, para usar o que quiser, quando quiser, e para qualquer fim, ainda que esse fim seja comunicar-se com o homem, afinal ele,Deus, é onipresente, onipotente, onisciente, e não depende de nada para fazer o que quer. Deus também revela-se ao homem através de profetas (Jr 1:1-7), Sonhos (Gn37-5-10) Visões (Gn15: 12), Sinais desconhecidos (2Cr32: 24), Animal (Nm22: 21-30) e alem de tantos outros meios, o mais usado nos dias atuais, a Bíblia (IITm 3:16). Todas essas formas e meios são usados por Deus para sua comunicação com seu povo.É bem verdade afirmar que Deus as usa de maneira bem variada, obviamente o mesmo método ou meios usado com um determinado individuo, não necessariamente ele usará para falar a outro individuo.O certo é, que Deus não se calará diante de seu povo, principalmente quando houver busca por parte do mesmo, “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”.Jr. 29:13.Este texto desloca o nosso pensamento para um outro ângulo,  de que a comunicação só será facilitada se nós também contribuirmos com isso, fazendo nossa parte também em nos inclinarmos para buscar ao Senhor.Devemos buscar ter uma vida de retidão, purificação (Ex 19:10-13),oração(Jr 29:12), e uma vida regrada através de uma comunhão saudável, leitura da bíblia , e um coração cheio de amor ao Senhor Deus, por que afinal, foi a desconfiança, o orgulho e a falta de amor a Deus, que fez brotar a única coisa que prejudica a nossa relação com Deus, o Pecado.Lutando contra ele, na verdade teremos uma vida bastante frondosa e cheia de vida, pois o Senhor não se calará diante de nós, e teremos cada vez mais confiança, certeza e convicção naquilo que teremos que fazer em nossas vidas, pois enfim teremos a condução de Deus em nossos afazeres e em nossa vida como um todo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário