Atenção!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aula III do EBB/Etapa 2010.2

Estudo Bíblico de Base- EBB
Igreja Cristã Eterna Aliança - ICEA
Preletor: Lr. Thiago Bruno
Tema: Relacionamento Conjugal
“Homem e Mulher: Criados para se relacionar”


Algumas Formas de Relacionamento
Ø    Entre Casal:
Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor” (Pv. 18:20).
“O meu amado é cândido e rubicundo, o primeiro entre dez mil.” (Ct. 5:10).
Partindo do que nos mostra esses versículos, vemos a especialidade de se viver a dois. Um homem junto de uma mulher é na verdade uma obra divina, sonhada por Deus. Os dois textos nos mostram essa beleza, tanto na especialidade que se encontra em uma mulher , e também na imparcialidade de um marido frente aos olhos de sua esposa.Realmente quando o casal certo se enlaça, muito prazer, alegria, amor, cumplicidade e muitos outros sentimentos estão em ação, demonstrando com grande eficácia e em todos os aspectos e instantes, que Deus esta presente naquele relacionamento, que mesmo enfrentando adversidade , consegue superar e ser vitorioso no Senhor.A principio é importante ressaltar que, um relacionamento entre um casal não é algo que se faz do dia para noite, mais sim através de uma boa base sentimental, e também de convivência nas mais diversas áreas, o que envolve o desfrutar de muitas situações e ações , que vão contar muitos para futuras decisões a tomar no relacionamento.Há vários exemplos de relacionamentos que não se firmaram em decorrência da má base que se formou em volta da convivência dos dois, algumas situações vividas irregularmente que culminaram com desastres, ainda no namoro, outros já no noivado, e alguns até já no casamento.Tudo com seqüelas advindas dos primeiros momentos do relacionamento, que não foram resolvidas.Já quando tudo esta andando de vento em polpa, o relacionamento de um casal é algo que realça a vida,pois é por meio dele que uma nova família tem inicio, mesmo enfrentando alguns percalços naturais, na família surgem os filhos, e com os filhos surgem outros novos momentos na fase de um casal.Educar, alegrar, motivar, e varias outras situações, formam a educação que envolve um casal frente aos seus filhos.Já quando os filhos estão na fase adulta, chega a hora de partir motivados pelos mais diversos motivos. “Depois de tê-lo desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muita criança. Então degolaram o touro, e trouxeram o menino a Eli; e disse ela: Ah, meu Senhor! tão certamente como vive a tua alma, meu Senhor, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor-Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz. Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor”  (I SmI:24-28).No caso de Elcana e Ana, seu filho Samuel passou a servir ao senhor Deus, e tornou-se profeta do altíssimo.Esta é uma fase onde muitos afirmam ser o renovo do namoro , ou das núpcias entre o casal, pois com os filhos já partindo para a idade adulta,tomando novas responsabilidades, e o casal agora ainda mais maduro e desprovido de alguns afazeres, passa a aproveitar certas situações e momentos que relembram o passado.O que tudo isso nos deixa de ensino é, que o relacionamento entre um casal , sendo bem firmado e fundamentado em Deus , irá promover muitas belas situações em nossa vida, passaremos a desfrutar de muitas coisas que somente o viver familiar poderá promover.E é claro , tudo isso só e possível quando há a benção do Senhor Deus desde o principio, pois ele é o que mais se importa com a nossa vida, nossas escolhas e planos. Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. (Jr 29:11).Que possamos formar casais sonhados por Deus por todas as gerações.

Tarefa da Semana:


1 – Em sua opinião quais as maiores áreas freqüentemente observadas como áreas de atrito no relacionamento entre marido e mulher.
2 – Descreva algumas características do que viria a ser o casal sonhado por Deus.
3 – Em sua opinião, o amor de um casal pode esfriar?

Um comentário:

  1. "O meu amado é cândido e rubicundo"... que versão da Bíblia é essa, peroamordideus!

    ResponderExcluir