Atenção!

sábado, 27 de novembro de 2010

Aula XV do EBB/ Etapa 2010.2

Estudo Bíblico de Base- EBB
Igreja Cristã Eterna Aliança - ICEA
Preletor: Lr. Thiago Bruno
Tema: Relacionamento Conjugal
A Relação Sexual na Vida do Cristão

Digno de Honra entre todos seja o matrimonia, bem como o leito sem mácula: porque Deus julgará os impuros e adúlteros. Hb13:4
É bem certo que, um dos meios mais usados hoje para a propagação da promiscuidade entre as pessoas, é a sexualidade ilícita. Cada vez mais se torna comum ver jovens, cada dia mais cedo ingressando na pratica sexual, e o pior disso tudo, é ver Pais influenciando essa pratica. Já bastaria a mídia com esse “dever”, pois a pratica sexual sem pudor, limites e sentimentos, é uma constante na sociedade atual, que tem cada vez mais como normal, a homossexualidade, a troca de casais, o uso de vários parceiros e outras ocasiões e ações até inviáveis de se ressaltar. Colocamos também, além do “prazer” enganoso que essas ações produzem a porta perigosa que se abre quando uma pessoa toma o sexo por esse ângulo, acaba muitas vezes se envolvendo com drogas, adquirindo uma doença, uma gravides indesejada, (Esse ultimo, o maior estimulador de abortos no mundo), e etc. Com tudo isso vemos aqui ponto o homem tornou a relação sexual banal, sendo ela um ato que Deus criou na natureza humana com outras finalidades e interesses. Portanto reflitamos um pouco sobre o que diz a bíblia sobre a Relação sexual.

1.    A Relação Sexual:

Em se tratando da relação sexual (Ato), os indivíduos hoje estão mais do que informados. Todos hão de lembrar que em cidades do interior em meados dos anos da década de 80 a 90, era muito difícil se conseguir um filme pornô para assistir, uma mulher para namorar, todas envergonhadas mal saiam de casa, havia muito cuidado por parte dos pais para que elas não se envolvessem cedo de mais e com pessoas erradas Hoje no século XXI tudo isso mudou, hoje se consegue uma mulher como uma água mineral, é só ligar. Isso é um exemplo que nos remete há uma fase bem diferente dos tempos passados, e que nos faz ver que a tendência é muito disso piorar. Mais em se tratando do mais importante na relação sexual, o próprio nome já nos envolve de maneira diferente relação, é uma prática que precisa ser envolvida por sentimentos, conhecimento, honra, sentimentos que aprecem meio mortos na sociedade atual. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tonando-se os dois uma só carne”Gn2:24.Isso que a palavra nos mostra é relacionamento, algo que leva tempo, abnegação e outras ações que culminam com o gostar mutuo, e por fim o relacionamento total mutuo. Por tanto diferente do que se mostra hoje, o sexo não deve ser algo de momento, que acontecendo primeiro encontro por exemplo, ou algo na sociedade moderna bem sugerido com mais frequência até pelas mulheres. Mais deve ser algo praticado após uma relacionamento prévio, onde de modo sistemático, forma-se o casal de namorados, em seguida noivam, casam , e tem como consumação de tudo isso a relação sexual permitida por Deus.

2.      Sua Finalidade:

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, encham a terra e sujeitai-a, dimanai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja sobre a terra”Gn1:28.A bíblia nos aponta que a maior finalidade do ato sexual é a procriação. Em toda a bíblia existem passagens que fazem este indicativo, porem ao contrario do que muitos apregoam , esse texto não sujeita o homem a realizar essa pratica em todo caso e em todas as vezes para multiplicar-se, até porque Deus proporcionou que o homem tivesse prazer na relação sexual , um ponto que é um estimulante para a pratica. Se assim não fosse Deus poderia ter falado da relação sexual, assim como ele fala do trabalho em Gn3:19 , como algo árduo e que dificilmente proporcionaria prazer. O que deve ser observado sobretudo é que, a relação sexual só licita em Deus, quando praticada dentro do matrimonio, de forma saudável , responsável, e com todas as honrarias devidas. O apostolo Paulo reforça em sua epistola aos coríntios, em como o casal deve se comportar em relação a pratica sexual 1Cor7:1-6.A relação deve ser tida por todos como algo bom e prazeroso, desde que esteja dentro da forma como Deus sonhou para seus filhos. O Diabo é que como em todos os casas , nesse não seria diferente, tenta a todo momento confundir a mente humana como fez no Éden, de forma a revoltar o homem contra Deus, ou apenas colocar duvidadas e contrariedades no  coração do homem , o tornando indiferente com o Senhor.
Na relação sexual o maligno tem apontados portas devassas , meios promíscuo e formas diversas para que os homens se envolvam, chegando até uma ponta ainda mais abominável como e o caso da pedofilia, onde ate o que nos consta supera a “normalidade” dos casos erróneos que se tem visto. Pessoas sem pudor alguns tendo envolvimento com crianças, a relatos até de envolvimento com recém-nascidos. Isso é uma aberração , uma finalidade totalmente reversa aquela proposta por Deus.

3.             Proibições:

·         Relação Sexual Antes do Casamento – I Cor 7:2( Para que a relação não seja impura, o apostolo aconselha que se casem , todos os interessados em ter um par)
·         Relação Sexual Fora do Casamento –  Lv 20:10 ( Adulterar é um ato cruel e reprovável em todo tempo)
·         Relação Sexual com Animais – Lv 20:15,16 ( É ato abominável ao Senhor)
         Homossexualidade – Lv 20:13 ( A homossexualidade também é condenada por Deus em todo tempo. Deus ama o pecador , mais abomina o pecado)
·         Prostituição – I Cor. 6:16 ( Tanto homem como mulher não devem se prostituir, a prostituição é algo condenado por Deus, e ainda por boa parte da sociedade)
·         Devassidão – I Cor ¨6:18-20 ( Devemos nos desviar daquilo que proporciona prazer temporário e que guarda muito mais malefícios de que benefícios. Devemos lembrar que precisamos selar pelo nosso corpo para o serviço divino).
·         Impureza – Deus nos chamou a santificação, nos criou para vivermos de forma a agrada-lo, para isso precisamos buscar a purificação. Precisamos enxergar que muito do que é impuro esta estampado a nossas vistas , precisamos ser espertos, e não sermos movidos por momento, modismo ou coisas parecida , mais estamos sempre com os olhos fintados em Deus.

4.         Acerca da Virgindade:

Um valor que tem morrido a cada dia em relação a sexualidade , é a conservação das mulheres. Muitas hoje já nascem em berços que as estimulam a terem atitudes devassas. Isso tem levado mulheres a se desvalorizarem cada vez mais cedo. Não que a virgindade seja a única coisa que expressa o valor da mulher, mais porque ao ter relação sexuais cedo, a mulher acaba muitas vezes comprometendo todo o resto de sua vida. Na sociedade atual e cada vez mais normal as mulheres tomarem a iniciativa, agirem d forma bem determinada com o seu parceiro em busca da relação. Em tempos passados era muito edifício a mulher se quer beijar o homem, hoje no primeiro encontro e normal haver um ato sexual. A virgindade que a bíblia e a tradição mostram como algo de muito valor e honrarias, hoje e banalizado, e isso se refere a homens e mulher, apesar do homem socialmente não ter muito problema com isso, mais a palavra de Deus instimula também ao homem guardar-se para sua esposa. Se alguém não se controla em seu estado de solteiro, quer seja mulher quer seja homem, deve se casar I Cor 7:9, isso evita que problemas maiores sejam gerados. Mais é importante lembrar que, não é só o fator sexual que deve estimular um casamento, mais um conjunto de outros fatores também.
5.        Como fica o meu Passado devasso
Em se tratando de uma pessoas convertida ao Senhor, mais que viveu uma vida completamente envolta de promiscuidade , a palavra e enfática E assim se alguém esta em Cristo é nova Criatura, as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2Cor 5:7.Todos ao encontrar-se com Cristo é uma nova criatura, Deus renova as nossas vidas, mais uma coisas e mais certa ainda, nos precisamos a partir de então honra-lo cada vez mais. Foi com esse intuito que Deus perdoou aquele jovem prostituta, para que ela se torna-se uma nova pessoa sem a mínima saudade de suas antigas praticas.

Conclusão:

Devemos sempre lembrar que é muito importante cuidarmos da parte que compete a relação sexual, não porque e algo erróneo, mais porque pode tornar-se erróneo em nossas vidas, pois o diabo estar é sempre tentando nos confundir. Que todos os possamos ter uma vida onde o que mais vale e agradar a Deus, e se colocar purificado para servi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário