Atenção!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

III Aula

IGREJA CRISTÃ ETERNA ALIANÇA – ICEA.
CARNAUBAIS/RN, 01 DE ABRIL DE 2010.
ESTUDO BÍBLICO DE BASE – EBB
MINISTRO: LUIZ LUCAS
CONHECENDO A DEUS
Os atributos de Deus
TEXTO-CHAVE
“Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Podes sondar os limites do Todo-Poderoso?” (Jó 11.7).
PRINCÍPIO PRÁTICO
A nossa ignorância natural não nos permite entender a pessoa de Deus e os seus atributos. De modo que, só podemos saber o que Deus revelou sobre si mesmo através dele mesmo.
CÂNTICOS
 Nosso Deus é soberano.
 Poderoso Deus.
LEITURA SEMANAL
 Sexta: Salmos 90.2. Deus é eterno.
 Sábado: Salmos 139. 1 – 4, 12. Deus é onisciente.
 Domingo: 1 Crônicas 29 .11 - 12. Deus é onipotente.
 Segunda: Amós 9.2 e 3. Deus é onipresente.
 Terça: Hebreus 1.12. Deus é imutável.
 Quarta: Deuteronômio 32.4. Deus é verdade.
 Quinta: Habacuque 1.13. Deus é santo (puro).
LEITURA EM AULA
 Jó 11.7 – 9.
COMENTÁRIO
I. OS ATRIBUTOS DE DEUS
Deus não pode ser definido, pois não existe uma palavra ou frase que expresse a essência de sua natureza. Na verdade, a maioria das definições de Deus são descritivas. Contudo, essas definições listam alguns dos atributos de Deus. Atributos significam os diferentes aspectos do seu caráter, ou seja, as qualidades ou perfeições próprias à sua natureza.
II. CARACTERÍSTICAS DOS ATRIBUTOS DE DEUS
Os atributos de Deus não são partes que compõem Deus. Cada uma delas descreve o que ele é. Embora o Senhor possa mostrar uma qualidade ou outra em determinado momento, não há qualidade que seja independente ou que se destaque mais que outra. Os atributos de Deus são conhecidos por nós por intermédio da revelação. O homem não atribui a Deus; é o Senhor quem as revela ao homem.
III. CATEGORIAS DOS ATRIBUTOS DE DEUS
A. Atributos Naturais
Também conhecidos como absolutos ou incomunicáveis. São aqueles atributos que são exclusivos de Deus (eternidade, imutabilidade).
B. Atributos Morais
Também conhecidos como relativos ou comunicáveis. São aqueles atributos que podem ser encontrados em nível relativo ou limitado, nas pessoas (sabedoria, justiça).
IV. LISTA DOS ATRIBUTOS DE DEUS
A. Atributos Naturais
1. Eternidade
Deus não tem começo nem fim. Sua existência é eterna, portanto nunca foi gerado nem veio a existir. Ele é infinitamente auto-existente. Por ser eterno, ele vê o passado e o futuro tão claramente quanto o presente.
2. Imutabilidade
Deus não muda, nunca se altera, cresce ou se desenvolve. Na revelação gradual do plano de Deus, parecem ocorrer algumas mudanças. No entanto, isso pode ser entendido apenas pela perspectiva humana, pois o plano eterno de Deus é imutável, como ele o é.
3. Infinitude
Também chamado de infinidade. Significa que Deus não tem limites nem limitações. Ele não é limitado de maneira alguma pelo universo nem por limites de tempo ou espaço.
4. Onipotência
Deus é Todo-Poderoso e pode fazer tudo o que seja coerente com sua própria natureza. A onipotência de Deus possui duas áreas de limitações, uma natural e outra auto-imposta. As naturais são aquelas que Deus não faz por ser contrária a sua natureza. Por exemplo, ele não pode mentir (Tt 1.2). As auto-impostas incluem aquelas coisas que Deus não inclui em seu plano , mas que poderia ter incluído se não contradissesse sua natureza, por exemplo, ele decidiu não poupar seu Filho, não salvar todas as pessoas. A maior de todas as demonstrações de seu poder foi a ressurreição dos mortos (2 Co 13.4).
5. Onipresença
Significa que Deus está presente em todos os lugares. Não significa que a pessoa de Deus está espalhada pelo universo todo, como se uma parte dele estivesse aqui, outra ali. Todo o seu ser esta em todas as partes. A onipresença não significa que o imediatismo de sua presença não varia. Isso acontece. A presença do Senhor sobre o trono (Ap 4.2) certamente difere em seu imediatismo de sua presença no lago de fogo (Ap 14.10).
6. Onisciência
Deus sabe tudo, todas as coisas reais e possíveis, sem esforço e igualmente bem. Ele não nos alerta apenas com base no que pensa que pode acontecer. Ele sabe. Ele não só conhece o que realmente aconteceu, mas também o que poderia ter acontecido. Ele sempre sabe que o bem e a glória acabarão resultando dos eventos que não conseguimos entender.
7. Simplicidade/
Espiritualidade
Deus não é um ser composto nem tem partes distintas. Quando consideramos Deus um ser triúno, ele não pode ser dividido nem é composto de muitas partes ou substancias. Deus é espírito.
8. Soberania
Soberano significa principal, chefe, supremo. Trata primeiramente de posição (Deus é o ser supremo do universo); depois, de poder (Deus é o poder supremo do universo). Deus exerce o poder total sobre todas as coisas, mesmo que possa escolher deixar que certos eventos ocorram de acordo com as leis naturais que ele mesmo estabeleceu. Deus tem um plano (At 15.18) abrangente (Ef 1.11), e tudo está sobe seu controlo (Sl 135.6), inclusive o mal, ainda que o Senhor não se envolva com ele (Pv 16.4 ); seu principal objetivo é o louvor de sua glória (Ef1.14).
9. Unidade
Unidade quer dizer que só existe um Deus que é indivisível. O Novo Testamento, mesmo trazendo uma clara revelação da Trindade, afirma a unidade de Deus (Ef 4.6; 1Co 8.6, 1Tm 2.5). Isso significa que as pessoas da trindade não são essências separadas dentro de uma essência divina. Deus é um em número e também em singularidade.
B. Atributos Morais
1. Amor
Em Deus há ausência de egoísmo, o que o difere dos seres humanos. Deus é amor (1Jo 4.8). A ausência do artigo “o” antes de “amor” indica que essa é natureza de Deus. Deus, que é amor, permite que ele próprio ame os pecadores. Isso é graça (Ef 2.4 – 8). Intimamente relacionadas com o amor estão a bondade, a misericórdia, a longanimidade e a graça.
2. Justiça
A justiça está relacionada com a retidão e a moralidade de Deus.
3. Liberdade
Significa que Deus é independente de suas criaturas e de sua criação. Deus está restringido apenas por sua própria natureza. Ou seja, sua santidade o impede de pecar. Ele não precisa fazer coisa alguma para nós a menos que decida fazer isso.
4. Santidade
Significa separação de tudo que é comum ou impuro. Em relação a Deus, a santidade não significa apenas que ele está separado de tudo o que é impuro e maligno, mas também que ele é completamente puro, portanto, distinto de todos os outros. Para Deus sua santidade é a pureza do seu ser e da natureza, bem como de sua vontade e atitude.
5. Verdade
Inclui as ideias de veracidade, fidelidade e coerências. Dizer que Deus é verdade equivale a dizer que, de uma maneira mais compreensiva, ele é coerente consigo mesmo, ele é tudo o que deveria ser, ele se revelou como realmente é e, além disse ele e sua revelação são totalmente confiáveis. Portanto não pode mentir (Tt 1.2) e é sempre confiável (Rm 3.4; Hb 6.18). Deus é verdadeiro consigo mesmo, por isso não pode fazer algo que contrarie sua natureza. Suas promessas jamais podem ser quebradas ou não ser cumpridas (2Tm 2.13).
RESPONDA
1. O que significa atributos de Deus?
2. Em quais categorias os atributos de Deus se dividem? Defina cada uma delas.
3. Liste os atributos naturais.
4. Liste os atributos morais.
“Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo”.
Colossenses 3.16a

Nenhum comentário:

Postar um comentário