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quinta-feira, 22 de abril de 2010

IV Aula.

IGREJA CRISTÃ ETERNA ALIANÇA – ICEA.

CARNAUBAIS/RN, 08 DE ABRIL DE 2010.

ESTUDO BÍBLICO DE BASE – EBB

MINISTRO: LUIZ LUCAS

CONHECENDO A DEUS

Os nomes de Deus

TEXTO-CHAVE

“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome” (Sl 8. 1a,9).

PRINCÍPIO PRÁTICO

O nome do Senhor é a manifestação do seu caráter. Por isso, o nome do Senhor é magnífico, maravilhoso e bendito.

CÂNTICOS

v Jeová.

v Deus Forte.

LEITURA SEMANAL

ü Sexta: Gênesis 22.9 – 14: O Senhor é o nosso Provedor. Ele provém salvação.

ü Sábado: Salmos 23: O Senhor é o nosso Pastor.

ü Domingo: Jeremias 23. 5 e 6: O Senhor, justiça nossa.

ü Segunda: Daniel 7.27: O Senhor é o Deus Altíssimo, todo poder e soberania pertencem a Ele.

ü Terça: Isaías 40.28: O Senhor é o Deus Eterno, Criador de toda a terra.

ü Quarta: Isaías 54.5: O Senhor é o Deus de toda a terra.

ü Quinta: Isaías 9.6: Jesus é Deus. Ele é o maravilhoso Messias prometido. Eis os seus nomes.

biblia_desenho LEITURA EM AULA

Ø Ex 3.13 – 15.

Ø Jo 8.58.

Ø Rm 10.13.

COMENTÁRIO

I. OS NOMES DE DEUS

Os muitos nomes de Deus nas Escrituras não são meros títulos dados pelas pessoas, mas são descrições que ele fez de si mesmo revelando aspectos de seu caráter.

I. ELOHIM

Alguns entendem que esse nome significa “medo” e indica que a divindade deve ser temida, reverenciada ou adorada. Outros o identificam com a raiz da palavra que significa “forte”, indicando uma divindade de grande poder. Para Elohim, que é uma forma plural, existem três pontos de vista sobre o significado desse plural. (1) É um plural politeísta; (2) é um plural trinitariano; (3) é um plural majestático.

A. Nomes compostos

A. El Shaddai

Shaddai é uma palavra acadiana que significa “montanha”. Logo, esse nome de Deus o caracteriza como Todo-Poderoso assentado sobre uma montanha.

B. El Elyon

Esse nome, “o Deus Altíssimo”, enfatiza a força, a soberania e a supremacia de Deus (Gn 14.19; Sl 9.2; Dn 7.18, 22, 25, 27).

C. El Olam

Esse nome significa “o Deus Eterno” (Gn 21.33; Sl 100.5; 103.17; Is 40.18).

D. El Roi

“Significa o Deus que vê” (Gn 16.13).

I. YAHWEH

Deriva da palavra hawa, que significa existir. Esse nome revela Deus como aquele que é auto-existente e está ativo. O significado do nome não era conhecido em sua totalidade e em seu sentido mais profundo. Essa revelação veio a Moisés na saca ardente, quando Deus identificou-se a ele como “EU SOU O QUE SOU” (Ex 3.14); a idéia principal era que Deus estava presente com o povo de Israel. Yahweh era o nome pessoal de Deus, pelo qual ele era conhecido por Israel. Então, no período pós-exílico, começou a ser considerado sagrado e, portanto, não era pronunciado. Assim, o termo Adonai normalmente era usado para substituí-lo. Esse nome enfatiza a auto-existência imutável de Deus (Ex 3.14; Jo 8.58); assegura que Deus está presente em meio ao povo (Ex 3.12); está ligado ao poder de Deus para operar em benefício de seu povo e para manter sua aliança com ele (Ex 6.6).

1.1 Nomes compostos

A. Yahweh Jireh

O Senhor proverá (Gn 22.14).

B. Yahweh Nissi

O Senhor é minha bandeira (Ex 17.15)

C. Yahweh Shalom

O Senhor é paz (Jz 6.24)

D. Yahweh Sabbaoth

O Senhor dos exércitos (1 Sm 1.3).

E. Yahweh Maccadeshken

O Senhor que vos santifica (Ex 31.13).

F. Yahweh Raah

O Senhor é o meu pastor (Sl 23.1).

G. Yahweh Tsidkenu

Senhor, justiça nossa (Jr 23.6).

H. Yahweh Shammah

O Senhor está ali (Ez 48.35).

I. Yahweh Elohim Israel

O Senhor, Deus de Israel (Jz 5.3; Is 17. 6).

I. ADONAI

É um plural majestático. Sua forma singular significa Senhor, mestre, proprietário (Gn 19.2; 40.1; 1 Sm 1.15). quando empregado para tratar do relacionamento de Deus com o homem, traz a idéia de sua autoridade absoluta (Js 5.14; Is 6. 8 – 11).

II. DEUS (THEOS)

Theos é a designação mais freqüente para Deus no NT. Jesus Cristo é chamado de Theos (Rm 9.5; Jo 1.1 e 18; 20.28; Tt 2.13). Essa palavra revela muitas verdades importantes a respeito do Deus verdadeiro: (1) Ele é o único Deus verdadeiro (Mt 23.9; Rm 3.30); (2) Ele é inigualável (1 Tm 1.17; Jo 17.3); (3) Ele é transcendente (Hb 3.4; Ap 10.6); (4) Ele é o salvador (1 Tm 1.1; Tt 1.3).

III. SENHOR (KYRIOS)

Essa palavra enfatiza autoridade e supremacia. Pode significar Senhor (Jo 4.11), dono (Lc 19.33), mestre (Cl 3.22). quando usado para falar de Deus como Kyrios, “expressa especialmente a sua condição de Criador, seu poder revelado na história e seu domínio justo sobre o universo...” Durante sua vida na terra Jesus foi chamado de Kyrios, significando “rabi” ou “Senhor” (Mt 8.6). Por isso, a essência da fé cristã era reconhecer que Jesus de Nazaré era o Yahweh do AT.

6. MESTRE (DESPOTES)

Essa palavra dá a idéia de propriedade, enquanto Kyrios, enfatiza autoridade e supremacia. Deus é chamado em oração de despostes por Simeão (Lc 2.29).

7. PAI

Uma das revelações distintivas do NT é mostrar Deus como Pai (Ef 2.18; 1 Ts 3.11).

RESPONDA

1. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Elohim

(2) Yahweh

(3) Adonai

(4) Deus (Theos)

(5) Senhor (Kyrios)

(6) Mestre (Despotes)

(7) Pai

( ) Essa palavra enfatiza autoridade e supremacia.

( ) Uma das revelações distintivas do NT.

( ) Identificado com a palavra forte, indica uma divindade de grande poder.

( ) Designação mais freqüente para Deus no NT.

( ) Essa palavra dá a idéias de propriedade.

( ) Era o nome pessoal de Deus.

( ) É um plural majestático. No singular significa Senhor, Mestre, Prprietário.

2. Complete

a. O Senhor Proverá = Yahweh ___________

b. O Senhor que vos santifica = Yahweh ________

c. O Senhor, Deus de Israel = Yahweh __________

d. O Senhor é minha bandeira = Yahweh ________

e. O Senhor está Ali = Yahweh __________

f. Senhor Justiça Nossa = Yahweh __________

g. O Senhor dos Exércitos = Yahweh __________

h. O Senhor é o meu Pastor = Yahweh __________

i. O Senhor é Paz = Yahweh __________

3. Qual o significado de:

a. El Shaddai: ___________________

b. El Elyon:_____________________

c. El Olan:______________________

d. El Roi:_______________________

“Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo”.

Colossenses 3.16a

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